THE HOPE THEORY foi o mais recente espectáculo de Helder Guimarães, o qual estreou, em Los Angeles, na sala Geffen Playhouse, em 25 de Abril de 2024, uma data que não foi escolhida ao acaso como muito bem percebeu quem assistiu ao espectáculo.
Com uma temporada em cena inicialmente prevista para terminar em 9 de Junho de 2024, o sucesso do espectáculo levou a que tal temporada fosse ampliada até 14 de Julho de 2024.
Obviamente que me desloquei a Los Angeles para assistir a mais um excelente espectáculo criado e interpretado pelo meu filho. Em vez de tecer considerações pessoais sobre tal espectáculo (que seriam inevitavelmente abrangidas pelo estigma "Lá está ele a gabar o filho mais uma vez!") irei traduzir algumas passagens de apreciações que foram publicadas.
The Hope Theory é tudo o que o público que regressa [aos espectáculos ao vivo] deseja da dupla – comovente, atencioso e mágico. Os recém-chegados atraídos pelo fascínio da magia (ou talvez aqueles que não conseguiram adquirir bilhetes para The Present) ficarão completamente impressionados e talvez se vejam inesperadamente afetados pela profundidade emocional do espetáculo. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
No entanto, “The Hope Theory” é um espetáculo inovador que incorpora a magia de uma forma surpreendentemente emocional, que, para além de divertida, proporciona uma sensação mais profunda de vulnerabilidade. A capacidade de contar histórias e o envolvimento de Guimarães são capazes de estabelecer conexão com todos os espectadores. Num espetáculo profundamente inspirador e divertido, Helder Guimarães vai manter o público em permanente suspense. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
Parte do que faz com que THE HOPE THEORY funcione tão bem é que as ilusões não são bombásticas; há nelas uma elegância simples que dá uma ressonância silenciosa à sua história. Isto não quer dizer que pareçam simples. São incrivelmente complicados e surpreendentes a cada passo, os truques que ilustram os choques culturais e o sonho americano. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
Embora adorasse contar-vos sobre as incríveis perplexidades, dizer mais iria estragar a surpresa e a diversão durante esta surpreendente estreia mundial. O que direi é que a constante “o quê?” frequentemente proferida pelo público atesta a habilidade com que Guimarães realiza ilusões extraordinárias, mesmo com os olhos vendados! (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
The Hope Theory oferece uma perspectiva única da América através dos olhos de um forasteiro optimista, Guimarães, ao mesmo tempo que entretém o público com truques de magia que procuram desafiar a sua liberdade de acreditar no que não é tão óbvio.
[...]
O público ficará hipnotizado pela magia que ele combina com a sua narrativa, com alguns deles a terem a sorte de participar na diversão, The Hope Theory é uma lufada de ar fresco e uma história que vale a pena contar vezes sem conta. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
Estes desvios convidam a um vislumbre íntimo da sua personalidade e da sua capacidade mágica – é brincalhão, por vezes exigente, com um humor mordaz e uma boa ligação com o público. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
O humor, a participação vibrante do público e truques de magia surpreendentes servem para encantar o público, ao mesmo tempo que servem um comentário profundo sobre a experiência diferenciada do imigrante. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
Escondidos entre a fascinante história do imigrante Guimarães estão pequenos “truques” incompreensíveis que manterão o público na tentativa de os decifrar muito depois do espectáculo terminar. (O artigo completo em inglês pode ser lido aqui.)
Resta acrescentar que, como o guião do espectáculo contava uma história de imigração, com o objectivo de chegar junto da numerosa comunidade hispanofalante existente em Los Angeles, o espectáculo teve algumas sessões apresentadas em espanhol. E tal aconteceu pela primeira vez num espectáculo apresentado numa sala de Geffen Playhouse.