A expressão “levar a carta a Garcia” tem o sentido abrangente de “‘cumprir, eficazmente, uma missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer.” E, se tal expressão se aplica nas mais diversas actividades, ela tem um significado mais literal quando nos referimos à actividade de distribuição de correspondência e encomendas da empresa CTT.
Lembro-me de ouvir contar histórias de cartas endereçadas de maneira bizarra que, com mais o menos esforço dos trabalhadores dos CTT envolvidos na respectiva distribuição, tinham conseguido alcançar o respectivo destinatário. Claro que isso aconteceu muito antes da implementação do “código postal”, que, como todos sabemos é “meio caminho andado”… Mas será mesmo?
Esta introdução leva-me a partilhar a história que se segue, a qual ocorre nos dias de hoje, em que um funcionamento suportado em tecnologias de ponta e comunicações instantâneas via internet não permitem disfarçar o PÉSSIMO funcionamento dos serviços dos CTT.
Ontem estava previsto ser-me entregue uma encomenda. Tomei conhecimento de tal facto pelo mail recebido às 09h15m que seguidamente apresento.
A mesma informação já me havia sido enviada às 09h07m via SMS, o que aliás antecipava a entrega inicialmente prevista para dia 14. Tais SMS são reproduzidos seguidamente.
Entretanto durante o dia consultei o website dos CTT para perceber o eventual horário de entrega e, pouco depois das 16h07m, apercebi-me que a encomenda não havia sido entregue (Motivo: morada incorrecta). Na realidade, a morada não estava incorrecta, mas sim incompleta. Não referia a rua onde resido, mas apenas o número de porta e o respectivo código postal.
Uma simples pesquisa do código postal na Internet teria permitido obter o nome da rua onde resido. Por outro lado, se os CTT tinham usado o meu número de telemóvel para me informarem o horário previsto para a entrega da encomenda, poderiam usar esse mesmo número para confirmar o meu endereço completo. Nada disso foi feito.
Quando me apercebi da situação, através do website dos CTT, solicitei uma alteração da morada de entrega, tendo recebido, às 16h23m, a confirmação do registo de tais alterações como se pode ver pela reprodução do mail recebido.
Apesar disso, às 17h41m, a encomenda entrou em processo de devolução, como se pode ver pela imagem seguinte.
Hoje de manhã (às 09h30m) efectuei a devida reclamação através do website dos CTT como demonstra o mail de resposta recebido.
Apesar disso, às 12h03m o envio saiu para entrega ao remetente como se vê numa das imagens anteriores.
Palavras para quê?!?!?!? É o funcionamento NORMAL dos CTT
PS: Este assunto sai fora do tema deste meu blogue (Ilusionismo), mas não encontrei melhor sítio para publicar texto e imagens de maneira fácil e perceptível.