segunda-feira, junho 27, 2022

PENSAMENTOS SOLTOS ligados por MEMÓRIAS MÁGICAS


Este artigo foi publicado em "A FOLHA MÁGICA (CIF)" em Julho de 1996.

PENSAMENTOS SOLTOS 
ligados por 
MEMÓRIAS MÁGICAS


Domingo, 16 de Junho de 1996. Croácia/Dinamarca. 3 bolas a zero. Fazem-se conjecturas... Basta empatar... Mas, para ser mais fácil, o melhor é... 

CASA CHEIA ... Mas, mais uma vez, ficaram vazios alguns dos quadrados. Que, semanalmente, se procuram encher com cruzes ou bolas. 

Ora bolas!... Podia ser um DOMINGO EM CHEIO! É, precisamente, o programa que se segue. Com a condução de Luís de Matos. Mas sem Magia. Portanto, não atrai a minha atenção. 

Pego num livro (de Ilusionismo, obviamente). Embrenho-me na respectiva leitura. A televisão permanece, maquinalmente, ligada. Qual visitante inesperado cuja despedida é permanentemente adiada. 

De repente, os meus ouvidos captam uma voz que a memória auditiva reconhece. Levanto, contrariado comigo mesmo, os olhos, parando, por momentos a leitura. É o Júlio Isidro. Lado a lado com o Luís de Matos. Que é sinónimo de Ilusionismo para o grande público. 

Algo choca a minha sensibilidade... Pesquiso os arquivos da memória, procurando a causa dessa sensação... Já sei. 

Num ápice recuo no tempo. Mais do que 12 anos. Como por MAGIA. 15 de Abril de 1984. Também domingo. Mas à tarde. 

A FESTA CONTINUA de Júlio Isidro. O programa de hoje é dedicado ao Ilusionismo. Assim se publicita. Numa época em que a Magia só entrava na RTP, quando o rei fazia anos. E não havia rei! Grande expectativa. Não pela falta de rei. Mas para ver Ilusionismo. Ou, à moda do Porto,  pra ber Ilusionismo, carago! Ia ser um domigo em cheio. 

Grande ilusão (...sem ser mágica). Logo GRANDE DESILUSÃO. Um programa (???) de Magia sem mágicos!!!... Mas com músicos! Grande músico, o apresentador/autor da paródia. Que ganha coragem. E apresenta (!?!?!?) alguns truques. Ainda não se falava em polivalência. Isto foi vanguardismo. Algum ilusionista colaborou na palhaçada. E lhe emprestou o material. Que foi muito mal utilizado. Como era de esperar. 

Que ideia do Ilusionismo! Que fantochada!

Baixo os olhos.Volto ao presente. E à minha leitura. 

HÁ IMAGENS NA MEMÓRIA QUE O TEMPO NUNCA APAGARÁ.


sexta-feira, junho 10, 2022

MAIS UMA NOMEAÇÃO PARA UM PRÉMIO

 

O Los Angeles Drama Critics Circle anunciou os nomeados para excelência teatral relativa aos anos 2020 e 2021. Entre eles está HELDER GUIMARÃES e o seu espectáculo THE FUTURE na categoria SPECIALTY como se pode ver aqui.