domingo, agosto 21, 2022

Roberto Giobbi Magic Memories


Roberto Giobbi é, seguramente, um dos melhores mágicos de sempre a ensinar através da escrita. Não tenho dúvida que os seus livros já são clássicos. E assim permanecerão no futuro da Arte Mágica.

Há algum tempo, Roberto Giobbi iniciou a publicação deste blogue, onde, semanalmente, partilha memórias e ensinamentos.

Num frase simples: A NÃO PERDER!


quarta-feira, agosto 17, 2022

LISBOA MÁGICA 2022


Há precisamente um ano, escrevi um post no Facebook, o qual reproduzi num post colocado neste blogue em 24 de Agosto de 2021.

Verifico, com regozijo, que as minhas palavras não caíram em saco roto, pois, na programação do evento Lisboa Mágica deste ano vejo a inclusão de dois (sim, leram bem, DOIS) mágicos portugueses.

Ora, se fizermos um resumo das anteriores edições do evento, verificamos que NUNCA a organização contratara mais do que um mágico português num evento, como, seguidamente, detalho.

LM2006 - 15 (quinze) convidados - 0 (zero) portugueses

LM2007 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (Helder Guimarães)

LM2008 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (David Sousa)

LM2009 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (Mário Daniel)

LM2010 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (José de Lemos)

LM2018 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (José de Lemos)

LM2019 - 15 (quinze) convidados - 0 (zero) portugueses

LM2020 - 15 (quinze) convidados - 1 (um) português (José de Lemos)

LM2021 - 15 (quinze) convidados - 0 (zero) portugueses


Até me apetecia dizer: “ Bravo, Luís de Matos! Finalmente vejo que quer apoiar os mágicos portugueses.” 

Só não o digo, pois estou plenamente convencido que o Luís de Matos não efectuou esta contratação de dois mágicos portugueses de “motu proprio”, mas sim porque, muito provavelmente, “levou nas orelhas” da Câmara Municipal de Lisboa no ano transacto…


terça-feira, agosto 09, 2022

PROVOCAÇÃO



Há quem goste de provocar... São feitios... E ninguém tem nada com isso. Mas as provocações não devem ficar sem resposta, penso eu de que...

Vem isto na sequência do post que, em 14 de Julho p.p., coloquei no Facebook a propósito do programa VIZINHANÇAS elaborado pela Empresa Municipal "ÁGORA CULTURA E DESPORTO" para animação da cidade do Porto.

Seguidamente, reproduzo o conteúdo desse meu post.


Como qualquer pessoa inteligente deduzirá quando, no dia 14 de Julho, eu critiquei a ausência de referência ao nome do mágico envolvido em tal animação, fi-lo na perspectiva de quem reivindica para o Ilusionismo o mesmo tipo de tratamento que é dado a outras Artes Performativas, pois não fazia a mínima ideia do mágico contratado para o programa VIZINHANÇAS. Apenas no dia 16 de Julho, quando me desloquei ao Jardim do Calém, tomei conhecimento que tal mágico era o FREDERICO FERREIRA.

Vir agora dizer que, se o mágico contratado fosse o LUÍS DE MATOS, eu não faria tal crítica é mera especulação (e mentira) de quem apenas pretende provocar. E foi isso que fez o ZACARIAS FERREIRA no comentário que, seguidamente, reproduzo.

Enfim... As acções classificam quem as pratica...