quinta-feira, março 19, 2020

FALECEU FERNANDO COIMBRA “JOFERK”


A notícia apareceu-me de chofre num post partilhado no Facebook: faleceu José Fernando Coimbra... Nunca ninguém está preparado para a partida de um amigo com quem se partilhou tantos e tantos momentos mágicos!

Na minha opinião, o Coimbra foi o ilusionista nortenho de mais relevo da sua geração. O seu “savoir-faire” e o seu talento inato para a magia mereceram, sempre, uma quase unanimidade elogiosa por parte dos seus confrades mágicos de norte a sul do país. E a sua vontade de ajudar os “aspirantes a mágicos” que apareciam foi, sempre, inexcedível. Por vezes prejudicava-se a si próprio para ajudar os outros. Grande HOMEM... Mais ainda do que grande MÁGICO!

E o Coimbra nunca reivindicava para si próprio os louros das iniciativas que liderava ou das ideias que lançava para outros brilharem. O Coimbra pode mesmo ser considerado primeiro responsável por haver, em toda a história da FISM, um Campeão Mundial de Magia de nacionalidade portuguesa. De facto, se o Coimbra não me tivesse incutido o gosto pela magia de proximidade, nomeadamente pelos truques com cartas, eu nunca teria podido transmitir tal gosto ao meu filho. Seguidamente transcrevo alguns excertos do meu livrinho “25 ANOS MAGICANDO...”, nos quais é possível ter uma noção da importância que sempre atribuí ao MESTRE JOFERK.

[...]

Creio que não falhei a presença num único desses espectáculos [Pica-Pau], [...]. Foi, nesse programa, que adoptei o meu primeiro ídolo no âmbito do Ilusionismo. Adivinham de quem se tratava? Se responderam JOFERK, acertaram.

[...]

Esse espectáculo que, inicialmente, estava previsto ser integrado, apenas, por artistas amadores principiantes, acabou por registar a presença de vários artistas consagrados, entre os quais aquele ilusionista que era o meu ídolo: JOFERK. Imaginem os sentimentos contraditórios que então me assaltaram: por um lado o júbilo de ir conhecer, pessoalmente, aquele mágico que considerava como modelo de referência e por outro lado o receio de ver a minha actuação menos apreciada ao estar sujeita a comparação com tão excelente ilusionista.

[...]

Como era habitual no final de tal tipo de espectáculo houve um convívio entre os artistas intervenientes e foi aí que me apaixonei pelo... close-up. Foi decididamente um caso de amor à primeira vista fruto de uma impecável exibição informal de JOFERK, de que ainda recordo o “Chop Cup” e a “Carta Polaroid”. O que aí presenciei em cartomagia nada tinha a ver com os enfadonhos truques de cartas que, até essa altura, se haviam cruzado comigo nas minhas leituras mágicas. Também o JOFERK me convidou a aparecer no CIF, depois de passar o Verão.

[...]

A partir do último trimestre de 1972, sempre que os estudos permitiam, aparecia nos Fenianos e na respectiva filial de Mouzinho da Silveira: A Fogueira das Meias. Atravessei uma fase de descoberta do Ilusionismo e aprendizagem constante em que o contributo do Coimbra foi, como sempre reconheci, fundamental.

[...]

A partir de hoje, com a partida do Coimbra, a Magia portuguesa fica, irremediavelmente, mais pobre.

PAZ À SUA ALMA.


TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS MÁGICOS


Vivemos hoje numa época em que a informação que nos invade é em tão grande quantidade que temos, por vezes, dificuldade em separar a que deve ser retida daquela que é supérflua.

Entretanto, com o isolamento social que estamos “obrigados”, sobra-nos tempo suficiente para testar os nossos conhecimentos e a nossa capacidade de retenção da informação a que temos acesso. É essa a proposta que hoje aqui trago, suportada num teste que elaborei, exclusivamente, com informações obtidas em jornais e revistas de ampla divulgação. Faço votos que se divirtam na respectiva resolução.

TABELA PARA CLASSIFICAÇÃO

- Com 13 a 16 RESPOSTAS CERTAS

A sua capacidade de retenção ultrapassa os limites do razoável. Pode ter problemas por reter informação que não lhe serve para nada. Tenha muito cuidado.

- Com 9 a 12 RESPOSTAS CERTAS

A sua memória apresenta pouca selectividade na escolha da informação a reter. Deverá esforçar-se em aumentar a sua capacidade de filtragem da informação que lhe chega.

- Com 5 a 8 RESPOSTAS CERTAS

Demonstra já uma elevada preocupação na selecção da informação que lhe é útil. No entanto por vezes é traído pelo seu lado coscuvilheiro. Deve precaver-se.

- Com 0 a 4 RESPOSTAS CERTAS

Parabéns. Está no caminho certo. É suficientemente selectivo na memorização de informação que lhe é proporcionada. Não se descuide.

Daqui a alguns dias (de certeza antes de terminarmos esta fase de isolamento social), deixarei a listagem das respostas certas, para satisfação da vossa curiosidade. Depois poderão avaliar o vosso grau de retenção de informação, de acordo com as respostas certas dadas.

Votos de boa saúde, mantenham-se em casa e passemos ao teste.

TESTE

1. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “A gente nova começa a interessar-se pela magia. Aderem facilmente e procuram aprender rapidamente as coisas que eu e os meus colegas, mais velhos que eles, temos para lhes ensinar.”

a) Cardinal

b) Joferk

c) Savil

d) Saiur

2. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Queremos fazer dessas jornadas momentos inesquecíveis de fascínio, envolver o público nos fluidos de sortilégio e sedução que são a regra de ouro da tantas vezes maltratada mas sempre lídima arte ilusionista.”

a) Joy

b) Fred Allen

c) Rovit

d) Martorelly

3. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “O importante é saber-se dominar o público, ser-se rápido e estar-se à vontade.”

a) D. Aguinaldo

b) Conde de Aguilar

c) O Grande Zény

d) Mr. Feller

4. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “O meu sonho é fazer desaparecer do palco um elefante.”

a) Damião

b) Jodivil

c) Anork

d) Atsoc

5. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Há no meu trabalho ciência, muitos anos de estudo de psicologia, mas aliada à arte. Só destes dois elementos é que sai o espectáculo, que é fruto de vinte e cinco anos de trabalho.“

a) Cardinal

b) Prof. Karma

c) Dr. Cardoso

d) Prof. Herrero

6. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: ”Nós não inventamos nada, os números compram-se e depois o que é preciso é muita destreza e gosto. Há tipos que têm óptimos aparatos e nunca conseguem fazer nada de jeito...”

a) San Martiny

b) Ferkar

c) O Grande Zény

d) Maury

7. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Eu olhava mais à parte do espectáculo do que propriamente à técnica porque nunca fui um artista de muita técnica, porque o meu género era cómico. A magia cómica não se presta muito a técnica. Um manipulador é mais mágico que um indivíduo de magia cómica.”

a) Mr. Lapin

b) Manolo

c) Great Herby

d) Prof. Virgolino

8. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Como tenho dito repetidamente, nada é feito com truques de câmaras.”

a) David Copperfield

b) Paul Daniels

c) Siegfried (and Roy)

d) Luís de Matos

9. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Penso que se tivesse milhares de contos, como ele [David Copperfield], faria proezas semelhantes, como fazer desaparecer o Castelo de S. Jorge ou a Estátua do Rossio!”

a) Serip

b) Damião

c) Luís de Matos

d) Anork

10. Identifique o ilusionista que tem um cachet de 1200 contos em época baixa.

a) Maik Magic

b) Luís de Matos

c) Serge & Faty

d) Aquiles e Hortense

11. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Não tenho tempo para ter namoradas.”

a) Luís de Matos

b) Helder

c) Ricardo

d) Damião

12. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “As pessoas mudam de canal assim que lhes aparece um programa de magia porque a associam à imagem de um senhor vestido de preto e asa-de-grilo que faz aparecer caixas e lencinhos e se calhar faz aparecer quatro lenços de um sítio onde cabia perfeitamente um elefante.”

a) Luís de Matos

b) Joferk

c) Fred Allen

d) Mr. Lapin

13. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Navego no reino da espontaneidade, do imprevisto e, tudo quanto acontece no espectáculo é fruto da criatividade do momento.”

a) Jeff McBride

b) Paul Daniels

c) Manolo

d) Juan Tamariz

14. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Sou capaz de fazer desaparecer um ‘Jumbo’ da TAP.”

a) Jodivil

b) Anork

c) Rovit

d) Hortiny

15. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “Pode ser-se muito rápido, muito hábil, muito esperto, mas se não se for inteligente, não se pode ser um bom ilusionista.”

a) Mr. Lapin

b) Rovit

c) Joferk

d) Salguery

16. Identifique o ilusionista que disse o seguinte: “A magia sempre me maravilhou, mas sempre a entendi como algo mais do que o simples fazer saltar de um chapéu meia dúzia de coelhos ou transformar um lenço numa pomba.”

a) David Copperfield

b) Pedro Lacerda

c) Luís de Matos

d) Paul Daniels



segunda-feira, março 16, 2020

Uma mensagem mágica

 

Helder Guimarães gravou uma mensagem mágica em tempos de pandemia. Ela pode ser vista aqui.