sexta-feira, novembro 07, 2014

Na capa de EL MANUSCRITO


Helder Guimaraes é capa do mais recente exemplar da revista espanhola de ilusionismo EL MANUSCRITO.



terça-feira, outubro 07, 2014

Uma boa notícia

 

Ora aqui está uma boa notícia para quem sempre condenou os plágios na nossa Arte!


segunda-feira, setembro 01, 2014

quarta-feira, julho 30, 2014

CONJURING CREDITS


É sempre bom ver o nome de um português no meio de tantos nomes sonantes da magia mundial.


segunda-feira, julho 07, 2014

"E AQUELES QUE, POR OBRAS VALEROSAS, SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO..."


Seguidamente, reproduzo, o artigo que escrevi (a pedido de Rui Fernandes) para publicação na edição da revista MAGICAMENTE da API destinada a homenagear o Dr. Jorge Teixeira.


“E AQUELES QUE, POR OBRAS VALEROSAS, SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO...”

por Jomaguy

Seguramente que este é o artigo destinado a uma publicação mágica (MagicaMente) que eu não quereria ter de estar a escrever neste momento, mas, infelizmente, a implacável lei da vida impõe “timings” que nós, por muito que queiramos, não conseguimos contrariar.

A notícia chegou-me, de supetão, através do Facebook: tinha falecido o Jorge Teixeira, um mágico da minha geração com quem tinha criado laços de amizade desde os longínquos tempos dos Festivais da Figueira da Foz. Imediatamente um conjunto de imagens de momentos percorreu a minha mente. Em todas elas estava o Jorge Teixeira que eu conheci, com o bom senso, a cordialidade e a grande paixão pela magia que o caracterizavam.

Provavelmente, a citação dos Lusíadas que escolhi para título poderá parecer exagerada aos mágicos da nova geração que identificam o Jorge Teixeira apenas como o “pai do Pedro dos Tá Na Manga”. Não protagonizou espectáculos públicos de grande mediatização nem séries de televisão que lhe dessem visibilidade, mas tenho a certeza que, se o Jorge Teixeira não tivesse abraçado com paixão esta nossa Arte, hoje o ilusionismo português não seria o mesmo.

Envolveu-se em vários projectos mágicos, onde sempre pôs os seus conhecimentos, sagacidade e bom senso ao serviço do engrandecimento e dignificação da Magia como Arte. Um daqueles em que estive lado a lado com ele desde a primeira hora foi a fase inicial (entre final de 1995 e início de 1997) da revista O MÁGICO. Foi um projecto muito apaixonante enquanto durou. Não interessa trazer à colação os motivos da respectiva cessação, mas estou convicto que, se tudo tivesse seguido sempre o caminho apontado pelo Jorge Teixeira, poderíamos ter hoje uma revista de referência no panorama mágico dos países de língua oficial portuguesa.

Um outro momento que quero destacar foi a sua intervenção no diferendo entre a organização do MagicValongo e o grupo Os 4 de Pau. Nesse contexto ele revelou-se como um verdadeiro estadista da nação mágica portuguesa. A sua proactividade e bom senso resultou numa iniciativa pacificadora de grande relevo. É caso para dizer que um estadista sozinho conseguiu fazer mais pela “nação” do que os “partidos” existentes na mesma.

Por tudo isto (e muito mais que poderia ser dito) o Jorge Teixeira desapareceu do nosso convívio, mas não morreu, pois só morre quem é esquecido. E ele não pode ser esquecido. E (tenho a certeza!) não o será!


sábado, junho 14, 2014

Entrevista a JUAN TAMARIZ


Uma entrevista a JUAN TAMARIZ pode ser lida aqui.

segunda-feira, junho 09, 2014

HERÓI LOCAL


Na TimeOUt Porto de Junho de 2014.



sexta-feira, maio 16, 2014

Entrevista publicada na revista TABU


Entrevista a Helder Guimaraes publicada na revista TABU incluída na edição de hoje do semanário SOL.




terça-feira, maio 06, 2014

Faleceu JUAN ESCOLANO



Faleceu Juan Escolano, um mágico espanhol por quem tinha grande admiração e amizade. Neste momento em que formulo votos de pesar à sua família, revejo-me nas sábias palavras de Miguel Goméz.



 

sexta-feira, maio 02, 2014

quarta-feira, abril 30, 2014

HOUDINI Y EL ARTE DE LA FUGA

 

Houdini continua a ser um tema inesgotável como se constata neste texto de Ramón Mayrata.

sexta-feira, março 28, 2014

EL ARTE DE LO IMPOSSIBLE


É bonito ver que, no país vizinho, a Magia é tratada como Arte e merece uma reportagem de mais do que 50 minutos na RTVE.

Tal reportagem pode ser vista aqui.

terça-feira, março 25, 2014

A ARTE DE BEM ENGANAR


Na revista do semanário EXPRESSO de 22 de Março de 2014.



sábado, março 22, 2014

Quando o plágio não compensa

 

Uma boa notícia anti-plágio pode ler-se aqui.

quinta-feira, março 20, 2014

No palco da TED

 


A referência à presença de HELDER GUIMARÃES é feita no TEDBlog (ver aqui) nos seguintes termos:

The small coincidences in life: Helder Guimarães’s fascinating magic at TED2014

Magician Helder Guimarães starts his performance at TED2014 by telling the crowd Sturgeon’s law: “90% of everything is crap.” Still, he says, “Sturgeon may be correct, but he doesn’t have to be correct forever.” And that is a philosophy he brings to his very narrative magic — wowing the crowd with card tricks that tell a story, and illusions that remind one to “search for the small coincidences in life.” Because what is magic but a series of wonderful coincidences?

 

quarta-feira, março 19, 2014

No DESTAK


Na edição de hoje do DESTAK.



quinta-feira, março 13, 2014

O novo Copperfield português


Hoje ao passear no Facebook deparei com esta publicação.


Este cartaz deve ser antigo, pois o último 24 de Julho que calhou num sábado foi em 2010. Ou pode ser um cartaz elaborado com bastante antecedência, pois o próximo sábado 24 de Julho será em 2016.

Independentemente disso, alguém publicitar-se como novo Copperfield português pressupõe a existência de um velho Copperfield português... Quem será?

 




sábado, março 08, 2014

A propósito de... TRUQUES DE CÂMARA


Para reflexão dos que adoram os vídeos do Criss Angel (e similares...) que estão popularizados no Youtube.




sábado, março 01, 2014

Mais uma vez nomeado...


Pelo 3º ano consecutivo  Helder Guimaraes está entre os nomeados para Mágico do Ano da Academia de Artes Mágicas de Hollywood (Magic Castle). Este ano isso acontece na categoria Close-up.



sexta-feira, fevereiro 14, 2014

HELDER GUIMARÃES na TED2014


HELDER GUIMARÃES é o segundo português a ser convidado para falar numa TEDTALK. A revista SÁBADO desta semana refere tal presença com a seguinte reportagem:


 A TVI também já tinha noticiado a presença de HELDER GUIMARÃES na TED. Tal notícia pode ser vista aqui.


sábado, fevereiro 01, 2014

Fraca investigação jornalística


O mínimo que se pode dizer é que a investigação jornalística não foi muito aprofundada para realizar esta reportagem. Conseguiu descobrir a API, mas não descobriu o CIF.

quinta-feira, janeiro 23, 2014

A propósito de BORLAS...


A leitura do texto "Borlas nunca mais" de Miguel Esteves Cardoso publicado no PÚBLICO (ver aqui) trouxe-me à memória um episódio passado comigo que irei relatar juntamente com alguma considerações a propósito do mesmo.

Há algum tempo, fui contactado por uma produtora de um canal de TV, solicitando a minha participação no programa que produzia. Quando lhe perguntei qual a verba que dispunha para cachet fez-se silêncio na linha telefónica como se a ligação tivesse caído... Está claro que estranhou (e muito!) a minha pergunta... 

Por momentos pareceu-me que eu tinha dito alguma blasfémia. Por fim lá respondeu que não tinham orçamento para pagar a minha prestação, mas que seria bom para divulgar o meu trabalho… blá, blá, blá… 

Agradeci o contacto, recusando-me a participar gratuitamente e reafirmando a minha disponibilidade para colaborar numa futuro programa em que ela dispusesse de orçamento adequado a remunerar o meu trabalho.

É oportuno meditar um pouco sobre este assunto.

Já pensaram que a produtora que me contactou estava a ser (justamente!) remunerada pelo seu trabalho?

Já pensaram que o apresentador do programa também é (justamente!) remunerado pelo seu trabalho?

Já pensaram que se todos os artistas (ilusionistas e não só…) se recusarem a participar gratuitamente, o programa deixa de ter conteúdo?

Portanto podemos concluir que são os artistas que trabalham gratuitamente que permitem manter o trabalho remunerado da produtora, do apresentador e dos restantes profissionais ligados à produção e realização do programa. 

Será isto justo?

domingo, janeiro 05, 2014

10 ANOS SEM PEPE CARROLL


Faz hoje 10 anos que faleceu o grande mago espanhol Pepe Carroll. Em jeito de singela homenagem aqui deixo um video com um dos seus números mais emblemáticos.



quinta-feira, janeiro 02, 2014

Entrevista com HELDER GUIMARÃES



Uma entrevista de HELDER GUIMARÃES a THEATERMANIA (que pode ser lida aqui) começa com a seguinte afirmação:

Helder Guimarães isn’t a headlining name most audiences would recognize, but in the world of magic, this 31-year-old is well on his way to becoming a legend.